quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em Minas Gerais,São Paulo, Goiás e em todos os Estados do Nordeste.



Ingredientes

•    8 espigas de milho verde com palha
•    1/2 xícara (chá) de leite
•    1 colher (sopa) de manteiga
•    1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
•    1 pitada de sal



Modo de prepar:
Corte a extremidade das espigas com uma faca
Limpe as espigas e reserve as palhas maiores e melhores para embrulhar as pamonhas
Em uma panela, leve ao fogo o leite e a manteiga até derreter
Reserve
Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas
Bata os grãos no liqüidificador até obter um creme
Adicione essa mistura ao leite reservado, acrescente o açúcar, o sal e mexa bem
Passe as palhas reservadas em água fervente por alguns segundos
Separe duas palhas para cada pamonha
Pegue a primeira, dobre as laterais e a ponta, formando um saquinho
Encha o saquinho com o líquido da pamonha e cubra com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta
Amarre as extremidades, de canto a canto, com um barbante
Coloque as pamonhas em uma panela com água.
Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada
Tempo de preparo 2h Rendimento 10 Porções

8 comentários:

  1. Hmmm... adoro tudo que é feito de milho verde: pamonha, curau, bolo, sorvete, suco, e até bala... uma delícia!

    Bjns

    ResponderExcluir
  2. Oi Eunice, tudo bem? acredita que eu nunca comi pamonha? mas eu adoro milho, então devo gostar né?! não sou muito de cozinha não mas até me deu vontade de testar essa receita
    bjão, bom fds
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Eunice, tudo bom? Aqui na minha cidade (Lages/SC), o clima está ótimo p/ a plantação de milho verde, retiramos quase todos os dias da lavoura o mesmo e a mãe tbm faz Pamonha, eu adoro!!!
    Tenha um ótimo domingo querida,um gde abraço
    Rita.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eunice,sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!
    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir
  5. Oi Eunice!
    Adoro tudo que é de milho...hummm fiquei com água na boca!
    Beijão,
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Olá Eunice, tudo bem querida? Eu amo pamonha, aliás, amo tudo que é feito de milho, é uma delícia! Não me arrisco a fazer em casa, sempre compro pronta, mas vendo a receita quem sabe...rsss

    Amei conhecer seu espaço e já fiquei por aqui! Vi que você gosta muito de gatinhos, também amooooooo, embora não possa tê-los em casa, por conta de uma rinite chatinha, afff... Os seus são lindos!
    Quando puder passa lá no meu cantinho para conhecer, será um imenso prazer recebê-la por lá.

    Beijos florzinha!

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei seu blog..parabéns
    Também estou divulgando o meu..espero sua visita..bjs

    http://ateliepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia!!!!
    Amo pamonha e amei seu cantinho... já tô te seguindo!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir