terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Panela de pedra sabão é tradição em Minas.


É muito importante fazer a cura da panela antes de usar. A cura pode ser feita colocando a panela nova untada de óleo (por dentro e por fora) e cheia d'água no forno médio (180°C) por 2 horas. Ou se preferir pode levar ao fogo e deixar a água ferver por 30 a 40 minutos. Repetir a operação mais uma vez. Depois disto, sua panela estará pronta pro frango com quiabo, pra verdurinha refogada, pra canjiquinha, pro feijão.

COMIDA MINEIRA: Feijão tropeiro com lombinho para fazer na panela de pedra sabão  


Ingredientes

.1 kg de feijão-carioquinha
.1/2 kg de lingüiça calabresa cortada em pedaços
.200 g de bacon em cubinhos
.3 cebolas picadas
.2 dentes de alho picados
.5 ovos
.sal a gosto
.1 xícara (chá) de farinha de mandioca  grossa
.5 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Lombo:
.1 cebola
.1 pimentão
.1 maço de cheiro-verde
.3 dentes de alho
.sal a gosto
.1 kg de lombo magro
.3 colheres (sopa) de azeite
.1 xícara (chá) de água quente

Modo de preparo

Cozinhe o feijão, sem deixar amolecer muito, e escorra o caldo. Em uma panela, ponha a lingüiça para fritar com o bacon. Junte a cebola e o alho e deixe dourar. Coloque os ovos inteiros e sal. Mexa os ovos até formar grumos. Junte o feijão e a farinha e misture bem. Corrija o sal e adicione o cheiro- verde. Prepare o tempero para o lombo: bata no liquidificador a cebola, o pimentão, o cheiro-verde, o alho e o sal e distribua sobre a carne.  Deixe por uma hora. Retire o lombo, reserve o molho, corte em cubos e doure no azeite. Junte o molho reservado e cozinhe até que a carne esteja macia. Se necessário, acrescente a água quente aos poucos. Misture com o feijão e sirva.

4 comentários:

  1. Hmm com certeza fica boa a receita, não tenho a panela sabao mas tenho a de ferro e a de barro.
    E olha a comida realmente fica saborosa.
    Boa dica. Vou procurar
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  2. Flor de cera eu realmente nunca vi por aqui em minha city...
    Mas vou dar uma procurada, afinal estou sempre em floriculturas...Se encontrar te falo
    Beijos flor

    ResponderExcluir
  3. tenho panelas de barro, mas vou adquirir as panelas de pedra, pois além de serem bonitas vou tirar a maior onda.maribcosta102

    ResponderExcluir
  4. Compre 2 panela e uma chapa de carne na internet, as peças vieram boas mesmo , minha duvida é o que poço fazer nelas? Tenho medo de usar errado e danificar as panelas. eu comprei no site www.artesanatopedrasabao.com.br são as mesma pedra não é ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir