quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fruta :Pauzinho Doce....alguém conhece????


Nome Científico: Hovenia Dulcis
Nome Popular:  Pau-doce, uva-do-japão, banana-do-japão,  caju-japonês, gomari,  passa-japonesa, macaquinho, uva-da-china, uva-paraguaia, cajueiro-japonês
Família: Rhamnaceae
Origem: China, Coréia e Japão
Ciclo de Vida: Perene


A Pau-Doce é uma árvore caduca, de porte médio, muito utilizada na arborização urbana. Sua copa é aberta, de formato globoso a oval. O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. Sua casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada. As folhas são ovais, verdes, brilhantes, de disposição alterna e caem no outono e inverno. As flores numerosas, surgem no verão. Elas são pequenas, hermafroditas, perfumadas, branco-esverdeadas e atraem muitas abelhas. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos carnosos, doces e de cor castanha. Cada fruto contém de 2 a 4 sementes amarronzadas.

A dispersão das sementes é zoocórica (por animais). Os frutos da uva-do-japão têm sabor aprazível, mas devem ser colhidos maduros. Quando verdes, têm sabor adstringente e quando passados, fermentam e ficam com gosto alcoólico. Eles podem ser consumidos in natura ou na forma de geléias. É uma árvore apropriada para o paisagismo urbano, em estacionamentos, rodovias, praças e parques.

Devido ao seu tamanho um pouco avantajado (atinge cerca de 25 metros), a uva-do-japão não é indicada para arborização de calçadas sob fiação elétrica. Por ser uma árvore que frutifica em abundância, ela têm sido amplamente utilizada na recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de atrair a fauna (aves e mamíferos). No entanto têm se revelado uma espécie perigosamente invasora, que reduz a diversidade das matas nativas e se multiplica rapidamente com a ajuda dos animais.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e leve, com regas regulares no primeiro ano após o plantio. Não tolera encharcamento ou inundações. Multiplica-se por sementes e estacas.

As sementes podem ser escarificadas para quebrar a dormência. A frutificação inicia-se de 3 a 4 anos após o plantio.
 
Quando eu era criança na casa de minha Tia tinha essa árvore mas cortou o pé e nunca mais eu vi essa fruta..
Para quem não conhece.... É uma fruta muito gostosa, bem adocicada. 
Beijos, e falem comigo.






29 comentários:

  1. Ah que saudades do meu tempo de criança! Na minha cidade haviam pelo menos dois lugares com uma árvore desta que também conhecemos como uva do japão. Pena que era muito alta e os ramos frágeis demais para empoleirarmos neles, mas de alguma forma sempre conseguíamos alguns galhinhos repletos de frutos, doces frutos.

    Olha só, agora que vi ser voce tambem uma BUJM, que surpresa boa!

    Vou segui-a-la
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou apurando diversas mudas. achei um pau doce perdido proximo ao parque municipau retirei frutos e sementes

      Excluir
    2. Oi. Comentei c meu vizinho sobre essa fruta e ele não conhece apesar dos mais de oitenta anos. Comi muita quando criança mas, nunca mais vi. É muito gostoso. Ao ler a matéria relembrei o sabor estou salivando. Kkkkk. Mandei a foto pra ele ver.

      Excluir
  2. Hahhh eu conheço tem vários pés por aqui chamamos de uva japão,beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal vc dice que tem esta planta ai na sua região??
      Eu nunca mais vi essa fruta aqui não tem mais seria muito bom se vc pudece mandar sementes

      Excluir
    2. Que legal vc dice que tem esta planta ai na sua região??
      Eu nunca mais vi essa fruta aqui não tem mais seria muito bom se vc pudece mandar sementes

      Excluir
    3. Você tem dessa fruta macaquinho e tem como enviar para o estado do RJ? Meu email: nataliabela_bi@hotmail.com obrigada e aguardo retorno.

      Excluir
  3. Oi querida, sou BU passando para conhecer seu cantinho, amei, já estou seguindo, convido a me visitar e seguir também: proaiseartedeeducar.blogspot.com
    Ah , quando for visitar vote no blog, estou concorrendo no Top Blog, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Nossa nunca vi essa planta, achei engraçada as frutas enroladas.
    Sou das BU n 181 e vim conhecer o seu cantinho e já virei tua seguidora.
    Faça-me uma visita, e se gostar pode me seguir ficarei feliz.

    www.artescompaixo.blospot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Coisas de Maria - 0155 -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: "Blogueiras Unidas"

    http://www.vejablog.com.br/blogueiras_unidas

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    * Você fará parte da nossa Seleção enquanto constar
    na página do "Blogueiras Unidas"
    http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br

    Um abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  6. Bom dia querida!!!
    Sou BU número 2395.Passando para conhecer seu cantinho e amei, e já te seguindo. Ficarei feliz se seguir o meu tbém.Aguardo sua visita. Fique na paz. Bj...
    Ateliana Artesanatos
    http://eliana-elianaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Eunice!
    Vim conhecer o seu cantinho e amei.
    Sou BU e já estou lhe seguindo.
    Beijinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Ola amiga, também sou blogueira unida estou passando para uma visitinha em seu espaço e aproveito para te convidar para participar de uma brincadeira premiada em parceria com a coats.
    Participe neste link-http://elizamacramemg.blogspot.com.br/2012/08/concurso-cultural-da-coats.html#comment-form

    ResponderExcluir
  9. Eu mesma nunca vi. Onde encontrá-la? Passei para visitar e curtir.Um bjo Ió

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei seu blog
    muito fofo!!!!

    ResponderExcluir
  11. quero comprar os frutos vc vende?

    ResponderExcluir
  12. Adorava esta fruta quando criança, onde posso encontrar uma muda desta planta

    ResponderExcluir
  13. Tem uma árvore dela na frente da minha casa desde a minha infância e mais 3 pela rua rs muito bom!

    ResponderExcluir
  14. na casa da minha mae no norte de minas tinha essa fruta tivemos que corta la porque os morcegos faziam festa quando amadorecia as frutas a noite era um barulho infernal dos morcegos por serem docinhas

    ResponderExcluir
  15. Conheço sim, quando criança tinha um pé próximo a minha casa, faz mais de 30 anos, muito boa fruta, mas faz tempos que não vejo mais....

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu to grávida e já tem um tempão que estou com desejo de comer pau_doce, antes mesmo de saber que estava gravida, acho q foi até por isso que desconfiei da gravidez, já estou de 6meses de gestação e até hj não encontrei essa fruta pra comer, fui até no mercado central ver se achava, mais nada. Aqui perto tinha muitas árvores quando eu era criança, nos lotes vagos, mais aí as pessoas foram construindo e derrubaram todas as árvores. Acho que minha filha vai nascer e eu não vou achar dessa fruta pra comer, o pior é que eu estou com tanto sentido nessa fruta, que meu cabelo está caindo muito, eu já fui benzer mais não resolveu, a vontade de comer a fruta não passa. Antes de engravidar eu achava que era frescura. Mais agora eu sei bem oque é desejo, não é só vontade de comer algo, mais a gente fica alucinada por algo.
    Se alguém souber onde tem essa fruta e puder me avisar, eu moro em Belo Horizonte, na região de Venda Nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, na minha casa o pé tá lotado, pode vir buscar.
      Moro em Sabará, mas não demore...acaba muito rápido...cure esse desejo logo.....rsrsrs.....

      Excluir
  17. Robertha, bom dia!!

    Moro em Sabará e na minha casa o pé tá lotado. Se quiser pode vir pegar, mas não demore porque já começou a cair e acaba muito rápido ,ok?
    Abraços e cure logo esse desejo....rsrsrs.....

    Vânia

    ResponderExcluir
  18. morro em santa luzia e gostaria de plantar , como faço?

    ResponderExcluir
  19. Estava tentando achar o nome dessa coisa esquisita, diferente, excêntrica. Me deram como "pau doce" mas não gostei do nome. Dos muitos que vi adotei "uva japonesa". Fica mais elegante. Tenho uma árvore destas e na minha região poucos a conhecem. Por sinal o que é "BUJM"? Quero saber se eu também sou isto.

    ResponderExcluir
  20. Estava tentando achar o nome dessa coisa esquisita, diferente, excêntrica. Me deram como "pau doce" mas não gostei do nome. Dos muitos que vi adotei "uva japonesa". Fica mais elegante. Tenho uma árvore destas e na minha região poucos a conhecem. Por sinal o que é "BUJM"? Quero saber se eu também sou isto.

    ResponderExcluir
  21. ESta fruta me lembra a infancia, pena que nao temos a cultura de preservar.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde eu consegui ad sentes e plantei ja esta mais ou menos 10 centimetro gostaria de saber como eu a replanto desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde eu consegui ad sentes e plantei ja esta mais ou menos 10 centimetro gostaria de saber como eu a replanto desde ja agradeco

    ResponderExcluir